dc.description.abstract | Sendo uma das cinco maiores megalópoles do mundo, a cidade de São Paulo é conhecida pelo cotidiano saturado de inúmeras dificuldades. Seja na experiência individual mais imediata ou naquilo que tange à estrutura da vida de toda sua enorme população, a cidade de São Paulo remete constantemente seus moradores às dificuldades próprias dos grandes centros urbanos da América Latina: malha urbana caótica e pouco planejada, riqueza mal distribuída e uma oferta de serviços escassa e difícil para ampla maioria da população.
Nesse contexto, emergem problemáticas que provocam a psicologia a se posicionar e reinventar seu lugar constantemente. Seja no campo clínico, da saúde ou do atendimento à população nos mais diferentes serviços, o profissional da psicologia é o tempo todo convocado a dar respostas ao sofrimento humano próprio à vida dos grandes centros urbanos. Para essa semana do psicólogo, nós do CRP-SP, convidamos profissionais psicólogos de diferentes campos de atuação para debater sobre duas dimensões fundamentais desse sofrimento: a solidão e a violência.
Mesa de Abertura
Elisa Zaneratto Rosa - Conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.
Mesa 1 e Debate: "A solidão nos grandes centros urbanos: contribuições da psicologia clínica".
Coordenação:
Luiz Eduardo V. Berni - Psicólogo clínico. Doutor em Psicologia (USP). Mestre em Ciências da Religião (PUC SP). Pesquisador sobre transdisciplinaridade (CETRANS e URCI). Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06. Coordenador do GT Diversidade Epistemológica não Hegemônica em Psicologia e o Diálogo com os Saberes Tradicionais (DiverPsi), representante do CRP 06 no GT Nacional Psicologia e Laicidade.
Palestrantes:
Carlos Eduardo Freire - Professor Auxiliar de Ensino da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicólogo pela PUC SP -1976. Professor da Faculdade de Psicologia PUC SP - desde 1976 até hoje. Supervisor da Clínica Psicológica Ana Maria Popovic - PUC SP - de 1992 a 2006. Membro Efetivo da Associação Brasileira de Daseinsanalyse.
Ronaldo Torres - Psicanalista. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Mestre e Doutor pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP.
David Abdo Benetti - Artista Plástico. Fez especialização em Dependência Química e Não Química no PROAD. Gerente de Consultório na Rua, em São Bernardo do Campo. Realizou Oficinas Culturais com usuários na Baixada Santista nos Caps e no Hospital Anchieta, em Santos. Atuou na implantação do Projeto Qualis (Qualidade Integral de Saúde). Iniciou seu trabalho dentro das Políticas Públicas de Álcool e Drogas, em Santo André, como também no Programa de Redução de Danos. | pt_BR |