dc.description.abstract | Apresentação
A Dislexia tem sido introduzida no meio educacional como justificativa da
dificuldade que certas crianças apresentam no processo de aprendizagem de
leitura e escrita. Em decorrência disso, tem fomentado uma série de práticas, nos
campos da Saúde e da Educação, de acompanhamento e de atendimento à infância
e à adolescência.
Assim, tornou-se comum a escola orientar pais e responsáveis por alunos que
apresentam dificuldades em seu processo de escolarização a procurar meios para
diagnóstico e tratamento de supostos distúrbios de aprendizagem, entre eles, a
dislexia.
Os legisladores, sensíveis às demandas sociais, passaram, então, a propor leis
pra garantir a identificação precoce da Dislexia na rede pública e o encaminhamento
das crianças ao sistema de Saúde. Pouco se conhece, entretanto, sobre os
questionamentos a essas formas de conceber e intervir sobre as dificuldades de
escolarização, que nos últimos vinte anos foram formulados em diversas áreas
de conhecimento, tais como Medicina, Psiquiatria, Psicologia, Educação e Lingüística.
Os que buscam a construção de políticas públicas que de fato respondam às
finalidades de uma escola democrática e de qualidade não podem ignorar esses
questionamentos.
Com o objetivo de levar ao conhecimento do legislativo municipal e estadual
paulista a polêmica que envolve o diagnóstico e o tratamento dos denominados
transtornos ou distúrbios de aprendizagem, foi realizado, no dia 21 de setembro de
2009, na Câmara Municipal de São Paulo, o Seminário Dislexia: Subsídios para
Políticas Públicas. O debate foi estendido também aos profissionais das áreas de
Educação, Saúde e Assistência Social e à população em geral.
O encontro foi uma iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo, do Conselho
Regional de Psicologia de São Paulo, do Sindicato dos Psicólogos no Estado de São
Paulo e do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar, com apoio das Secretarias
Municipais de Saúde e de Educação.
Comissão Organizadora do Seminário “Dislexia: Subsídios para Políticas Públicas” | pt_BR |