dc.contributor.author | Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região | |
dc.date.accessioned | 2018-03-08T17:52:56Z | |
dc.date.available | 2018-03-08T17:52:56Z | |
dc.date.issued | 2016-03-14 | |
dc.identifier.uri | http://cedoc.crpsp.org.br/1/2570 | |
dc.description.abstract | O Plano Nacional de Educação (PNE), previsto na Constituição Federal Brasileira, entrou em vigência em 26/06/2014, por meio da Lei 13.005. Foram definidas 20 metas para serem cumpridas até o ano 2023, com o propósito de elevar a qualidade do ensino em todos os níveis e garantir o acesso universal à educação, através de uma gestão educacional democrática e colaborativa entre os entes federados. Todos os planos estaduais e municipais de Educação devem ser criados ou adaptados em consonância com as diretrizes e metas estabelecidas por ele. Para tanto, é fundamental a qualificação e a valorização dos profissionais que atuam na educação, bem como a participação de toda comunidade escolar no projeto político pedagógico da escola, no controle social e na proposição de políticas educacionais.
Para que as metas do PNE sejam cumpridas, há que se fazer uma reflexão sobre suas diretrizes, suas finalidades e seus métodos. Para efetivar uma educação para todos e todas, é preciso colocar em prática uma política educacional que considera a diversidade humana e que contemple as distintas necessidades de todos(as) envolvidos(as) no processo de escolarização.
Considerando que a Psicologia tem interface com a educação, no que se refere à dimensão subjetiva das vivências e dos processos de aprendizagem, porque seu papel dentro do contexto escolar ainda não está consolidado? De que modo a Psicologia pode contribuir com seus saberes para o avanço do processo educacional? Quais os obstáculos que as(os) Psicólogas(os) Escolares precisam superar para sua efetiva inclusão no campo da educação? Como o presente evento é preparatório para o Congresso Nacional de Psicologia, teremos a oportunidade de discutir e reunir propostas para o CNP, de modo que as(os) psicólogas(os) possam pensar em práticas profissionais comprometidas com a necessária transformação social e em formas de inserir-se efetivamente nas políticas públicas dessa área. | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Educacional e Escolar | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Controle Social | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.subject | Por que a Psicologia não está nos planos da Educação? | pt_BR |
dc.title | Por que a Psicologia não está nos planos da Educação? | pt_BR |
dc.type | Áudio | pt_BR |
cedoc.customizado.CampanhaTema | Por que a Psicologia não está nos planos da Educação? | |
cedoc.customizado.Especificação | Duração: 3'30"46. | |
cedoc.customizado.Área | PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL | pt_BR |
cedoc.customizado.ProcessodeTrabalho | Processos de Comunicação | pt_BR |
cedoc.customizado.Local | São Paulo - SP | |