Show simple item record

dc.contributor.authorConselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região
dc.contributor.authorUniversidade Paulista - UNIP
dc.contributor.authorUniversidade de Campinas - Unicamp
dc.date.accessioned2018-02-16T13:12:03Z
dc.date.available2018-02-16T13:12:03Z
dc.date.issued2011-11
dc.identifier.urihttp://cedoc.crpsp.org.br/1/2182
dc.description.abstractA medicalização tem sido alvo de grande preocupação por parte do CRP SP, gerando muitos debates, ações frente ao poder público e articulação com os conhecimentos acadêmicos. Entendemos por medicalização o processo em que as questões da vida social, sempre complexas, multifatoriais e marcadas pela cultura e pelo tempo histórico, são reduzidas à lógica médica, vinculando aquilo que não está adequado às normas sociais a uma suposta causalidade orgânica, expressa no adoecimento do indivíduo. Assim, questões como os comportamentos não aceitos socialmente, as performances escolares que não atingem as metas das instituições, as conquistas desenvolvimentais que não ocorrem no período estipulado, são retiradas de seus contextos, isolados dos determinantes sociais, políticos, históricos e relacionais, passando a ser compreendidos apenas como uma doença, que deve ser tratada.pt_BR
dc.subjectMedicalização da Educaçãopt_BR
dc.subjectTranstornos de aprendizagempt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.titleII Seminário Internacional “Educação Medicalizada: Dislexia, TDAH e Outros Supostos Transtornospt_BR
dc.typeManualpt_BR
cedoc.customizado.OrganizaçãoCoordenação: Monica Cintrão França Ribeiro; Vice-Coordenação: Carla Biancha Angelucci; Carla Biancha Angelucci - Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Cecília Azevedo Lima Collares - Universidade Estadual de Campinas; Floreal Marim Botias Júnior - Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo; Helena Rego Monteiro - Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro; Helvio Nicolau Moisés - Mandato do Vereador Eliseu Gabriel; Jason Gomes Rodrigues Santos - Associação Palavra Criativa; João Eduardo Coin de Carvalho - Universidade Paulista; Maria Aparecida Affonso Moysés - Universidade Estadual de Campinas; Marilene Proença Rebello de Souza -Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Mônica Cintrão França Ribeiro -Universidade Paulista; Ricardo César Caraffa - Universidade Estadual de Campinas.
cedoc.customizado.Número25 p.
cedoc.customizado.ÁreaPSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONALpt_BR
cedoc.customizado.ProcessodeTrabalhoProcessos de Comunicaçãopt_BR
cedoc.customizado.LocalSão Paulo - SP


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record