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      Psicologia no ensino de 2º grau: Uma proposta emancipadora

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      CRPSP_Psicologia_2º_Grau.pdf (65.93Mb)
      Área
      PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
      Processo
      Processos de Comunicação
      Date
      1986
      Author
      Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região
      Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo - SinPsi
      Metadata
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      Abstract
      Desde 1980, o CRP e o Sindicato vêm lutando, junto com entidades representativas de outras categorias, para a volta das disciplinas da área de Ciências Humanas — Psicologia, Filosofia e Sociologia — no ensino de 2º grau. A partir de 1985, a Comissão de Ensino CRP - Sindicato passou a contar com a participação dos psicólogos do setor de Psicologia da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), órgão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Esse grupo de trabalho formulou uma proposta de conteúdo programático para a disciplina Psicologia, no segundo grau, fruto de uma série de discussões realizadas com a participação de profissionais que já atuavam na área ou que tinham interesse na atividade docente. O resultado prático dessa luta mostrou-se amplamente compensador. A Secretaria de Educação não só reconheceu a importância das disciplinas de Ciências Humanas no ensino de 2º grau, como tomou as medidas necessárias visando ao fortalecimento e ampliação das mesmas nas grades curriculares. Além disso, as referidas disciplinas foram incluídas no concurso de ingresso de professores, em 1986. Diante dessas perspectivas, a Comissão de Ensino planejou e realizou, no segundo semestre de 1985, o curso "Psicólogo - Docente no Ensino de 2º Grau, com o objetivo de colaborar para o aprimoramento da ação educacional dos licenciados em Psicologia, que já atuavam na área ou que tinham interesse em iniciar atividade docente. Para tanto, foram convidados psicólogos e pesquisadores, que apresentaram para os 250 participantes, uma explanação sobre cada um dos temas da proposta de conteúdo programático.
      URI
      http://cedoc.crpsp.org.br/1/2102
      Collections
      • Livros [35]
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