II Seminário Internacional: a educação medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos: novas capturas, antigos diagnósticos na Era dos Transtornos
Área
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONALPSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONALProcesso
Processos de ComunicaçãoDate
2011-11-11Author
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região
Metadata
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A medicalização tem sido alvo de grande preocupação por parte do CRP SP, gerando muitos debates, ações frente ao poder público e articulação com os conhecimentos acadêmicos.
Entendemos por medicalização o processo em que as questões da vida social, sempre complexas, multifatoriais e marcadas pela cultura e pelo tempo histórico, são reduzidas à lógica médica, vinculando aquilo que não está adequado às normas sociais a uma suposta causalidade orgânica, expressa no adoecimento do indivíduo.
Assim, questões como os comportamentos não aceitos socialmente, as performances escolares que não atingem as metas das instituições, as conquistas desenvolvimentais que não ocorrem no período estipulado, são retiradas de seus contextos, isolados dos determinantes sociais, políticos, históricos e relacionais, passando a ser compreendidos apenas como uma doença, que deve ser tratada.
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