Patologização e medicalização das vidas: reconhecimento e enfrentamento - parte 2
View/ Open
Área
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONALProcesso
Processos de ComunicaçãoDate
2019Author
Conselho Regional de Psicologia 6ª Região
Metadata
Show full item recordAbstract
emática fundamental que merece reflexão e construção de ações de enfrentamento tanto nos aspectos ligados diretamente à Educação, quanto à vida das pessoas. O CRP SP tem essa diretriz fruto de deliberações de nossos COREPs e CNPs, há várias gestões e o presente Caderno Temático traz à categoria e à sociedade debates, palestras e conferências que o Conselho organizou, apoiou ou foi parceiro, na gestão 2016 a 2019. Entendendo a medicalização/patologização da educação e da vida como um processo/ atitude que transforma, artificialmente, questões não médicas em médicas, com aspectos da vida - de diferentes ordens - sendo transformados em “doenças”, “transtornos”, “distúrbios”; questões coletivas olhadas como individuais; e problemas sociais e políticos, tornados biológicos; e, tendo como uma das consequências, a manutenção da des-responsabilização de pessoas, instituições e governos por esta situação de sofrimento, discriminação e exclusão – reafirma-se a necessidade do Conselho atuar na temática.
Collections
- Livros [60]